terça-feira, 29 de março de 2011

Uma verdade muito incoveniente!!!!!


                       
                Filme: Uma Verdade Inconveniente.

                        O filme uma verdade inconveniente nos mostra uma realidade que existe, mas que a maioria das pessoas não dá importância. Essa realidade é o aquecimento global, o filme lançado em 2006 nos mostra as causas e consequências desse fenômeno, através dos estudos e pesquisas do ex-vice-presidente e candidato a presidência dos EUA, Al Gore.








 Al Gore é um ativista ecológico, exerceu o cargo de vice-presidente dos EUA no mandato de Bill Clinton e concorreu a presidência em 2000 sendo derrotado por George W. Bush e foi Nobel da paz em 2007. Uma Verdade Inconveniente nada mais é do que uma versão em película do slide show que Al Gore apresenta em suas apresentações pelo mundo.
                 O tema principal do filme é o aquecimento global, mas o que é esse fenômeno? A terra tem por natureza um sistema equiparado a uma estufa, em que os raios solares que são irradiados pela terra são devolvidos para o espaço na forma de radiação infravermelha que ao chegar à atmosfera, parte fica retida e mantem a temperatura do planeta estável. O grande problema é que toda a poluição que é jogada ao meio-ambiente faz com que a camada de proteção da atmosfera aumente de espessura e retenha mais raios infravermelhos, fazendo com que a temperatura do planeta aumente descontroladamente.
             Na sua apresentação, Al Gore mostra dados que revelam que as taxas de CO2 e as temperaturas nunca foram tão altas do que nas ultimas décadas e esse descontrole acarreta inúmeras consequências, dentre elas a evaporação da umidade do solo, a desregulação das estações do ano, o que faz com que tenha mudanças drásticas na fauna e na flora, sem falar nos furacões e tempestades que tem como, por exemplo, o furacão Katrina que devastou Nova Orleans, mas o que é mais exaltado por Al Gore é o que ele chama de fatores Alarmantes que é o caso do Ártico e da Antártida.
    O derretimento das geleiras do Ártico e Antártida é algo assombroso e que está descontrolado, o que pode vir a deixar o planeta debaixo d’água. Mas a questão ambiental não é só política, mais econômica também, uma questão bem interessante é levantada por Al Gore: ´´É preciso escolher entre a economia e o meio ambiente?`` A resposta é que não, pois podemos conciliar o desenvolvimento com sustentabilidade, nos temos a sabedoria e a tecnologia para isso é só uma questão de interesse por parte da população para obter essa nova forma de vida.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário