domingo, 20 de março de 2011

Para que serve a educação ambiental??

Vivemos em uma sociedade consumista onde o meio de desenvolvimento está atrelado a extinção dos recursos naturais, para esse modelo é impossível conciliar o avanço do desenvolvimento com a preservação do meio-ambiente. É nessa perspectiva que surge o conceito de desenvolvimento sustentável que visa estabelecer uma forma de progresso da sociedade com o mínimo de impacto aos recursos, e para conseguir essa conscientização existe o que é chamado de educação ambiental conceito que irei apresentar agora.

 Segundo a Conferência de Tbilisi, ocorrida em 1977, na ex-União Soviética, a Educação Ambiental tem como características de um processo:



- Dinâmico integrativo - é um processo permanente no qual os indivíduos e a
comunidade tomam consciência do seu meio ambiente e adquirem o conhecimento,
os valores, as habilidades, as experiências e a determinação que os tornam aptos a
agir, individual e coletivamente e resolver os problemas ambientais.


- Transformador - possibilita a aquisição de conhecimentos e habilidades capazes de
induzir mudanças de atitudes. Objetiva a construção de uma nova visão das relações
do ser humano com o seu meio e a adoção de novas posturas individuais e coletivas
em relação ao meio ambiente. A consolidação de novos valores, conhecimentos,
competências, habilidades e atitudes refletirá na implantação de uma nova ordem
ambientalmente sustentável.


- Participativo - atua na sensibilização e na conscientização do cidadão, estimulando-
o a participar dos processos coletivos.


- Abrangente - extrapola as atividades internas da escola tradicional, deve ser
oferecida continuamente em todas as fases do ensino formal, envolvendo a família e
toda a coletividade. A eficácia virá na medida em que sua abrangência atingir a
totalidade dos grupos sociais.


- Globalizador - considera o ambiente em seus múltiplos aspectos: natural,
tecnológico, social, econômico, político, histórico, cultural, moral, ético e estético.
Deve atuar com visão ampla de alcance local, regional e global.


- Permanente - tem um caráter permanente, pois a evolução do senso crítico e a
compreensão da complexidade dos aspectos que envolvem as questões ambientais
se dão de um modo crescente e contínuo, não se justificando sua interrupção.
Despertada a consciência, ganha-se um aliado para a melhoria das condições de vida
do planeta.




- Contextualizador - atua diretamente na realidade de cada comunidade, sem perder
de vista a sua dimensão planetária (baseado no documento Educação Ambiental da
Coordenação Ambiental do Ministério da Educação e Cultura, citado por Czapski,
1998):


Além dessas sete características da Educação Ambiental definidas pela
Conferência de Tbilisi, existe uma oitava, recentemente incorporada entre as
características que a educação ambiental formal deve ter no Brasil:


- Transversal - propõe-se que as questões ambientais não sejam tratadas como uma
disciplina específica, mas sim que permeie os conteúdos, objetivos e orientações
didáticas em todas as disciplinas. A educação ambiental é um dos temas transversais
dos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ministério da Educação e Cultura.




Por: Paulo Roberto

Referencias: Educação Ambiental: Conceitos e Princípios
Realização: Fundação Estadual do Meio Ambiente - FEAM
Assessoria de Educação e Extensão Ambiental - AEX



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