quarta-feira, 30 de março de 2011

O tratado Agenda 21.


                             A agenda 21 foi um tratado assinado por 179 países que participaram da cúpula da terra ou como é mais conhecido Rio 92. A conferência Realizada em 1992 na cidade do Rio de Janeiro foi realizada pela ONU, que tinha como nome formal: Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (CNUMAD). O documento tinha cerca de 40 capítulos, que tinha como meta principal consolidar a proposta de um novo modelo de desenvolvimento chamado desenvolvimento sustentável que mostrava um desejo de mudança para o século 21.
                          A Agenda 21 Nacional deve adequar-se à realidade de cada país e de acordo com as diferenças sócio-econômico-ambientais, sempre em conformidade com os príncipios e acordos da Agenda 21 Global.
A metodologia empregada internacionalmente para a elaboração das agendas 21 nacionais contempla a participação de diferentes níveis do governo, o setor produtivo e a sociedade civil organizada.
No Brasil foi criada, por decreto do Presidente da República, em fevereiro de 1997, a Comissão de Políticas de Desenvolvimento Sustentável e da Agenda 21, no âmbito da Câmara de Políticas dos Recursos Naturais, incluindo representantes do governo e da sociedade civil, com as atribuições de (1) propor estratégias de desenvolvimento sustentável e (2) coordenar, elaborar e acompanhar a implementação daquela Agenda.
A Comissão tem sua formação fixa e poderá, sempre que necessário, instituir grupos de trabalho temáticos. Cabe ao Ministério do Meio Ambiente prover o apoio técnico-administrativo necessário ao funcionamento da Comissão.
Um fator diferencial da Agenda Brasileira em relação às demais experiências no mundo é a opção pela inclusão das Agendas Locais.
Num país de dimensões continentais e de múltiplas diferenças, a criação das Agendas Locais torna-se condição indispensável para o êxito do programa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário