domingo, 20 de março de 2011

A Educação Ambiental...

Existem várias definições de educação ambiental. O Congresso de Belgrado,
promovido pela UNESCO em 1975, definiu a Educação Ambiental como sendo um
processo que visa:


“(...) formar uma população mundial consciente e preocupada com o
ambiente e com os problemas que lhe dizem respeito, uma população que
tenha os conhecimentos, as competências, o estado de espírito, as
motivações e o sentido de participação e engajamento que lhe permita
trabalhar individualmente e coletivamente para resolver os problemas
atuais e impedir que se repitam (...)”
(citado por SEARA FILHO, G. 1987).


No Capítulo 36 da Agenda 21, a Educação Ambiental é definida como o
processo que busca:


“(...) desenvolver uma população que seja consciente e preocupada
com o meio ambiente e com os problemas que lhes são associados. Uma
população que tenha conhecimentos, habilidades, atitudes, motivações e
compromissos para trabalhar, individual e coletivamente, na busca de
soluções para os problemas existentes e para a prevenção dos novos (...)”
(Capítulo 36 da Agenda 21).


“A educação, seja formal, informal, familiar ou ambiental, só é completa quando
a pessoa pode chegar nos principais momentos de sua vida a pensar por si próprio,
agir conforme os seus princípios, viver segundo seus critérios” (Reigota, 1997). Tendo
essa premissa básica como referência, propõe-se que a Educação Ambiental seja um
processo de formação dinâmico, permanente e participativo, no qual as pessoas
envolvidas passem a ser agentes transformadores, participando ativamente da busca
de alternativas para a redução de impactos ambientais e para o controle social do uso
dos recursos naturais.

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